Postagens populares

Caatinga/ mandacaru em flores

Caatinga/ mandacaru em flores

Árvores da Caatinga

Árvores da Caatinga
Mufumbo florido

Visitantes

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Ser Professora - Voz poética de Poetisa da Caatinga







































Ser professora...
 Ser professora não foi minha primeira escolha
 Eu sonhava em ser médica
 Só sonhava... pois não havia  condições
 Nossa família era muito pobre
 E por  essa razão
 Logo na adolescência
 Decidi deixar meu sonho
 E ser  professora
 Porque essa profissão eu podia exercer
Pois na minha cidade tinha  o curso de Magistério
 E assim fiz!
 Coloquei amor em meu coração
 E aos vinte anos
 Passei  em um concurso para professora
 Comecei  exercer  o cargo
Logo após  o resultado do concurso
 Pois passei  em 6º lugar
 Nas vagas da minha região
 Esse resultado me deixou muito feliz
 Porque   me tirou da miséria
E  minha família também...
 Exerci essa profissão na rede estadual
 Durante 33 anos
E em todo esse período
 Passei por vários governos
Que prometiam melhoras para a educação
 Mas isto nunca aconteceu
 O que testemunhei foi
 A degradação do ensino público
 Alunos chegando no ensino médio
 Sem saber ler e escrever
 Aí querem culpar os (as) professores(as)
 Mas  somos apenas vitimas
De um sistema capitalista
 Que nem liga pra educação
 E não há um projeto sério e continuado
 Sempre que muda o governo
 Acabam-se a proposta do que estava
 E mesmo com proposta só haverá mudança
 Se houver apoio para as famílias
 Porque estas também se degradaram
 E o que vemos nas escolas é professores  adoecendo
 Por somatizarem em seu corpo
 As consequências   das mazelas
 Que envolvem família e educação...
***
Eu não gosto de falar sobre educação, mas hoje resolvi pincelar algumas frases...
 Fátima Alves – Poetisa da Caatinga
 Natal,15.10.2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário