Postagens populares

Caatinga/ mandacaru em flores

Caatinga/ mandacaru em flores

Árvores da Caatinga

Árvores da Caatinga
Mufumbo florido

Visitantes

terça-feira, 15 de maio de 2012

         UM TRABALHO EDUCATIVO DE EXCELÊNCIA 
                   da Profª Eulália de Castro - ENCANTO/RN 
                             E.E. "CID ROSADO"
                                  "Minha doce Escola"

                                       18 DE ABRIL - DIA DO LIVRO

Dentre as comemorações alusivas ao dia do livro, as escolas, municipal e estadual, realizaram atividades propícias à data. E não poderia deixar de destacar, orgulhosamente, os feitos dos meus, dos nossos amados alunos e alunas. A quem agradeço pelos momentos mais importantes da minha vida. Deliciem-se com as frases dessas doces criaturas, a quem dedico meu respeito e amor...
                  Este é meu 1º  livro! (Fátima Alves/Poetisa da Caatinga)
            Sou ex-aluna da E.E. CID ROSADO, nela estudei 07 anos.
SOBRE O LIVRO, OS PENSADORES DO 8º ANO MATUTINO DA ESCOLA ESTADUAL CID ROSADO, ESCREVERAM:
*************
                                                                  ************
**************
                                                                 **************
                                                                       ************
                                                                    ************* 
**************
                                           
                                                            ****************
                                         
                                                                  *************
************
 
                                                                    ***************
                                                                    *************
                                                                        ***********
FOTOGRAFIA: Margarete Castro (Mary Carter)

terça-feira, 17 de abril de 2012


 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Falando de mim mesma para o mundo... Fátima Alves - Poetisa da Caatinga

Falando de mim mesma para o mundo...

                Sou Fátima Alves ( Poetisa da Caatinga) Uma anônima poetisa e professora... Embora escreva incessantemente, sobre a natureza e vários textos de estilos diversos. Coisas que o povo da minha terra não valoriza. E por isso nem me conhece. Porém, sou muito lida e conhecida pela região Sul e  Sudeste, e ainda por gente de outros países, como Portugal,  Itália, países da África, Estados Unidos e outros. E isso me deixa orgulhosa, no sentido de saber que alguém de muito longe, que nem me conhece, ler um texto meu, ou até vários numa única noite ou em visitas constantes. Pois Sou, uma simples Caatingueira Potiguar, da área serrana do alto oeste do RN, lá no limite com o Estado do Ceará.
             Desde criança, amo esse Bioma em que nasci. E entre as dificuldades e bonanças me constitui, enquanto sujeito desejante... conhecendo a dor e a alegria também em mim. E nessas horas, era meu pensar poético de magia que me transportava para outros mundos. Pois a poesia chegou em mim, cantando no âmago do meu coração. E chegou  muito cedo, ainda na minha tenra infância... Mas eu nem a percebia... Só vivia na terra, mas era na lua, nas estrelas e em outras dimensões desconhecidas que meu pensamento viajava e repousava...
           Na adolescência...O meu contexto de vida... Me levou a escolher a opção de ser professora... E há 28 anos, trabalho na Educação Estadual do RN, onde já atuei em várias funções, uma vez que sou formada em Pedagogia (Especialita em Administração Escolar ) E pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar, (Ambas pela UFRN). Também sou Professora da rede municipal de ensino de Natal, onde atuava em sala de leitura. Mas agora pedi para ficar a disposição da E. E. de Ensino Médio do Conjunto do Amarante, ( Em São G. do Amarante) onde atuo como Gestora.
          Meu jeito de ser, é bem diferente dos padrões considerados normais para a sociedade... se é que pode existir de fato um padrão que unifique as pessoas... Mas tenho uma certeza em mim...Tudo o que eu for fazer, mesmo que eu não goste, procuro sempre realizar da melhor forma que eu puder. Isso me dar prazer... Me sintindo completamente realizada na minha vida, enquanto Professora, Mulher e Mãe.
          E quanto a poesia, "NÃO SEI SE JÁ NASCI COM ELA " OU FOI ELA QUEM NASCEU DE MIM!!! Sou Poetisa de Alma... e para as letras eu dei todo o meu coração... A poesia aos poucos, tomou conta do meu ser...Vivo feliz nas escolas e nos ambientes onde frequento.
           Agradeço ao nosso Deus por ter me dado esse dom de dar as palavras, vários sentidos e significados... E assim, vivo no mundo da poesia! Um mundo de magia... Nesse mundo, meu foco principal , é a Caatinga do nosso Semiárido... Em qualquer época do ano ela me seduz para cantá-la em prosa e verso. E por esses cantos, tento derrubar os preconceito que existem por quem não conhece de fato  esse bioma e por isso, nos mostra de forma deturpada e mentirosa. Essas pessoas não entendem, nem percebem as belezas e grandezas da Caatinga. E por sendo assim, têm imagens mostruosas e miseráveis sobre uma gente "Gente" de uma terra tão bela.

           Amo infinitamente esse bioma brasilileiro de tantas caras e quase todo nordestino.O qual é magnificamente lindo para os olhos de quem consegue ver o Semiárido com o olhar da alma... Me orgulho de ser nordestina! Da área castigada pelas secas, porque foi por causa delas, que me tornei uma pessoa extremamente sensível frente aos problemas do outro, principalmente a fome e o preconceito.

Fatima Alves/ Poetisa da Caatinga Potiguar
Natal /13.05.2012
Flores de catingueira (essa planta da minha foto) para todos que entrarem no meu espaço.
E meu abraço! Bem apertado com letras e cheiro de poesias!